Os pesquisadores mapearam 129 territórios indígenas dentro do bioma. Onde as terras foram demarcadas, houve um aumento de 0,77% na cobertura florestal, em comparação com as terras ainda não demarcadas.

Por Jornal Hoje

26/01/2023 13h57  Atualizado há 3 horas


Demarcação de terras indígenas é importante para regeneração da Mata Atlântica, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) na revista cientifica internacional PNAS Nexus, com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica, revela a importância das reservas indígenas na preservação da Mata Atlântica.

Os pesquisadores mapearam 129 territórios indígenas dentro do bioma. Onde as terras foram demarcadas, houve um aumento de 0,77% na cobertura florestal, em comparação com as terras ainda não demarcadas.

Mapa mostra a cobertura original da Mata Atlântica. — Foto: Reprodução/TV Globo

Mapa mostra a cobertura original da Mata Atlântica. — Foto: Reprodução/TV Globo

“Nossos artigos geram evidências robustas que a demarcação nas terras indígenas, no Bioma Mata Atlântica, reduziu o desmatamento e aumentou a regeneração florestal em todo o bioma”, diz Rayna Benzeev, pesquisadora da Universidade da Califórnia/EUA.

Na Zona Norte de São Paulo, 700 indígenas da etnia Guarani resistem. O conhecimento ancestral está fazendo a Mata Atlântica ressurgir a maior metrópole da América Latina.

“A mata, ela só traz coisa boa para nós. E o nosso propósito nessa pequena Mata Atlântica que sobrou é que isso nunca acabe, sabe”, explica o líder indígena Jurandir Karai Jekupe.

Os indígenas também trouxeram de volta as abelhas nativas. Muitas espécies migraram para outras regiões por causa da exploração na área. Com todo esse trabalho, nos últimos seis anos, aproximadamente 2 mil metros quadrados de mata foram recuperados.

De arvore em árvore a terra indígena Jaraguá vai recuperando. Um bioma que já ocupou toda a região litorânea e planaltos e serras do Sul do Brasil e que continua sofrendo com o desmatamento. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que restam apenas 11,7% da Mata Atlântica.

Cobertura remanescente da Mata Atlântica em 2020. — Foto: Reprodução/TV Globo

Cobertura remanescente da Mata Atlântica em 2020. — Foto: Reprodução/TV Globo

Ha mais de 30 anos os Guarani lutam pela regularização da área. Menos de 0,5% dos 532 hectares da terra indígena Jaraguá está demarcado.

Fundação Nacional dos Povos Indígenas afirmou que a demarcação da terra indígena Jaraguá está em fase de homologação. A Funai também disse que vai retomar os processos de demarcação paralisados na gestão anterior.

Atualmente, 250 terras indígenas, em todo o país, estão em fase de regulamentação.