O encontro online é introdutório às primeiras oficinas de alinhamento entre ONGs e Prefeituras voltadas à construção dos Planos Municipais da Mata Atlântica em 34 municípios que integram o Projeto.
Entre os dias 07 e 21 de fevereiro, o Projeto Planos da Mata promoveu diversos encontros com representantes das 14 organizações selecionadas por edital para comporem a equipe de elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs). Essas instituições, junto as equipes técnicas das prefeituras, serão as responsáveis por construir e monitorar a implementação dos Planos nos 34 municípios do bioma que integram o Projeto.
Durante o encontro, foram retomados pontos relacionados às responsabilidades de cada instituição selecionada, da equipe da Fundação SOS Mata Atlântica – realizadora do Projeto, e das prefeituras. Também se discutiu a respeito do formato das oficinas virtuais de capacitação para elaboração dos Planos, que ocorrem com as entidades selecionadas e prefeituras, durante o mês de março de 2022.
De acordo com Beloyanes Monteiro, coordenador de mobilização da SOS Mata Atlântica, esse momento é importante para que todas as instituições estejam alinhadas e integradas, o que permitirá que os trabalhos atinjam com maior profundidade seus objetivos, gerando maiores ganhos à conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica, com avanços socioeconômicos promissores para os municípios, inclusive no que se refere à adaptação e maior resiliência, diante dos impactos das mudanças do clima.
Na sequência do encontro, foram enviados ofícios para prefeitos e secretários para apresentação formal das instituições selecionadas e solicitação do calendário de reuniões dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de cada município, para composição dos programas de trabalho do processo do PMMA, alinhados a estes calendários. Além de responsáveis pela aprovação dos Planos, os Conselhos também são contribuintes fundamentais para definição de objetivos específicos, ações estratégicas que serão construídas, participativamente, e para o monitoramento das ações em cada um dos 34 municípios.
Como próximo passo, serão realizadas durante o mês de março, as oficinas de capacitação com as entidades e prefeituras, para alinhamento metodológico que subsidiará os processos municipais.
Todas estas atividades e referências sobre o Projeto, ficam registradas no Portal do PMMA. Acesse em: www.pmma.etc.br/projetos/planosdamata