O município está integralmente inserido no bioma da Mata Atlântica e conforme previsto na lei federal nº 11.428/06 e decreto federal nº 6.660/08 que regulamenta a referida lei, cabe aos municípios assumir parte na proteção desse bioma através de políticas públicas que visem, entre outras coisas, a elaboração de instrumentos de planejamento para a conservação, proteção e recuperação, sendo o presente Plano o instrumento principal para que o município adote medidas a promover a gestão e o desenvolvimento sustentável de seu território.
A base de sua elaboração procurou seguir recomendações do “ROTEIRO METODOLÓGICO PARA A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA” (2017), elaborado de forma participativa pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e disponível na biblioteca do site https://pmma.etc.br/.
Em junho de 2021, a Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Suzano lançaram edital de chamamento público para Organizações da Sociedade Civil participarem do Planos da Mata. O IDEAS participou do processo e foi selecionado para coordenar o processo do PMMeC de Capão Bonito. A equipe Planos da Mata (SOS Mata Atlântica) ofereceu capacitações e suporte técnico e operacional ao longo de todo o processo de elaboração dos PMMAeC dos 33 municípios contemplados com o edital. A Suzano SA ofereceu aporte financeiro para subsidiar as atividades.
A equipe de trabalho formada para a elaboração do PMMAeC é multidisciplinar, composta por técnicos da Prefeitura de Capão Bonito, técnicos e gestores da Fundação Florestal (representantes das UCs da região), técnico coordenador do IDEAS, docentes e discentes da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, Buri/SP. Esta equipe foi denominada de Grupo de Trabalho (GT), sendo instituída na etapa I do PMMAeC, com o trabalho permanente de buscar atores dos órgãos públicos, sociedade civil e população em geral que possam contribuir com a produção do PMMAeC para o município de Capão Bonito.