A Equipe de Coordenação do Projeto Planos da Mata realizou entre os dias 07 e 31 de março, 21 reuniões com as equipes das 14 organizações selecionadas e os 33 municípios que aderiram ao Projeto. Essas instituições, junto das equipes técnicas das prefeituras, estão construindo o documento do PMMA, com apoio técnico da SOS Mata Atlântica e apoio financeiro da Suzano SA.
Durante as reuniões, que contou com a participação de XX pessoas envolvidas no processo, a equipe da SOS Mata Atlântica apresentou os subsídios metodológicos, indicados no Roteiro de referência para PMMAs, onde foram retomados os meios para formação do Grupo de Trabalho, definição do Programa de Trabalho, realização da Análise Estratégica Prévia em cada município, da aplicação do teste da Lente Climática e da realização da Consulta Pública de Percepção Ambiental, ações componentes da Etapa 1.
De acordo com Beloyanes Monteiro, coordenador de mobilização da SOS Mata Atlântica, esse momento é importante para alinhar os produtos esperados para a etapa 1 e seguirmos para a etapa 2, quando serão definidas as ações estratégicas, dentre elas, as medidas de adaptação às mudanças do clima, atuando para o cumprimento das metas de biodiversidade, previstas na Convenção de Biodiversidade e clima, de acordo com as NDCs brasileiras, assumidas por meio do Acordo de Paris.
O processo vai até outubro, quando os documentos preliminares serão submetidos à aprovação de seus respectivos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, já na etapa 3.
A partir dos exercícios realizados, as equipes municipais deverão encaminhar à coordenação do projeto seus Programas de Trabalho e demais produtos para orientação e evolução ideal das próximas etapas.
Todas estas atividades e referências sobre o Projeto, ficam registradas no Portal do PMMA. Acesse em: https://pmma.etc.br/planos-da-mata/