A Assembleia Legislativa sediou, na última quinta – feira (21) o evento de lançamento do projeto dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMAs)

 

(Matéria retirada do site da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: clique aqui para ir para o site) 

 

“A Assembleia Legislativa sediou um evento para esclarecer o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que propõe normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação. Para debater o assunto, estiveram presentes no auditório Franco Montoro no último dia 21/6 o secretário de Meio Ambiente do Estado e representantes de associações voltadas ao tema.

Mário Mantovani, diretor do SOS Mata Atlântica, explicou a Lei da Mata Atlântica. “É resultado de um capítulo da constituição que escolheu alguns biomas para patrimônio nacional. Essa é uma lei diferente, que serve para todo o país. Ela permite uso e a proteção da floresta e foi aprovada em 17 estados do Brasil, regulamentando o que seria a mata atlântica para 3.429 municípios que estão no bioma. Estamos falando de 60% da população brasileira”.

Rogério Menezes, presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) falou da oferta de cursos online que ensinam o município a implementar o seu plano e a cumprir as metas. “Já são mais de 2 mil inscritos nas aulas, serão cinco módulos de curso online e gratuito somente neste ano. A expectativa é que no ano que vem os cursos atinjam quase quatro mil pessoas”, afirmou.

O encontro teve o apoio do deputado Carlão Pignatari (PSDB). “Em parceria com a ONU, a Anamma está desenvolvendo novos sistemas para apresentar aos municípios. Com os cursos online nós temos a possibilidade de oferecer 800 vagas de manejo e de cuidado com a mata. Isso é muito importante para o Brasil fazer a preservação de uma importante floresta como essa”.

Estiveram presentes também o secretário do meio ambiente, Maurício Bruzadin, a oficial de programa da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini, Carlos Alexandre, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Sebastião Misiara, presidente na União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sasso Azevedo, do MAP Biomas e Cláudio Scalli, Secretário de Meio Ambiente de Louveira”.

Além dos citados acima, o evento contou com a apresentação de Sandra Steinmetz, coordenadora do Curso Online de capacitação para os PMMAs e atuante no projeto “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”. A apresentação trouxe o contexto geral das ações já realizadas pelos PMMAs e pode ser acessada clicando aqui.

Para mais informações e inscrição no Curso Online clique aqui.