O painel, no próximo dia 15, tem como objetivo debater iniciativas de gestão local no bioma. Na ocasião, teremos uma mesa de discussão sobre incentivos para conservação via ICMS ecológico, apresentação de casos de Planos Municipais de Mata Atlântica em elaboração, um panorama do Observatório dos Planos Municipais de Mata Atlântica e experiências de gestão de Unidades de Conservação Municipais.

(Matéria retirada do site da SOS Mata Atlântica: clique aqui para acessar)

Mais de três mil municípios fazem parte do território abrangido pela Mata Atlântica. A Fundação SOS Mata Atlântica acredita que as iniciativas e políticas públicas nas escalas subnacionais demonstram grande potencial para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, com destaque para o protagonismo dos municípios abrangidos por esse bioma.

O painel tem como objetivo debater iniciativas de gestão local no bioma. Na ocasião, teremos uma mesa de discussão sobre incentivos para conservação via ICMS ecológico, apresentação de casos de Planos Municipais de Mata Atlântica em elaboração, um panorama do Observatório dos Planos Municipais de Mata Atlântica e experiências de gestão de Unidades de Conservação Municipais.

Data: 15 de maio
Horário: das 14h às 17h
Local: Unibes Cultural – Sala Multiuso
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
Ao lado do metrô Sumaré – opte pelo transporte público


Programação

14h – Apresentações
Luiz Paulo Pinto, consultor ambiental – Unidades de Conservação Municipais e ICMS Ecológico
Sandra Steinmetz, Ambiental Consulting – Observatório dos Planos Municipais de Mata Atlântica no Brasil
Cleiton Jordão Santos, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Serra do Guararu/Secretaria de Meio Ambiente do Município do Guarujá – Desafios da gestão de áreas protegidas, o caso de uma APA Municipal
15h30 – Debate aberto com perguntas do público
Mediadora: Anita Correa, diretora da Divisão de Unidades de Conservação da Biodiversidade e Herbário Municipal na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo
16h30 – Últimas considerações
17h – Encerramento