A partir dos dados reunidos na plataforma subnacional para o CLIMA, por meio do esforço de mapeamento por diversas organizações, é possível identificar diversos estados e municípios comprometidos com a agenda de clima. Os compromissos são traduzidos em políticas, metas de redução de emissões, planos de ação climática e adesão a alianças e compromissos — como é o caso da ACA, lançada em janeiro de 2021.
Cada vez mais, esses entes subnacionais são convidados a participar ativamente da agenda internacional de clima e também a contribuir para as políticas e metas nacionais de mitigação e adaptação. Para que essa participação seja efetiva, com integridade ambiental e benefícios à qualidade de vida da população, é necessário discutir com mais profundidade o que cabe às cidades e estados na agenda climática. Quais são as responsabilidades desses atores no cumprimento de políticas de clima? Até onde vão as possibilidades de atuação? E quais são as oportunidades sociais e econômicas a partir da atuação local em clima?
———————————————————————————————————————————–
Promovido pela Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil, com apoio da plataforma subnacional para o CLIMA, o encontro #1 acontece na próxima terça, 15/06/21, às 10h30, e vai abordar “Competências municipais e estaduais na agenda de clima”. Confira a programação:
| Abertura
Miriam Garcia, Analista Sênior de Políticas Públicas do CDP Latin America
Contextualização da plataforma subnacional para o CLIMA e do Perfil Nacional Brasil
Inamara Mélo, Secretária Executiva da SEMAS/PE e Coordenadora da CT de Clima da Abema
Desafios, oportunidades e perguntas norteadoras
Marcos Araújo, gerente de Geoprocessamento e Mudanças Climáticas na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.
Desafios, oportunidades e perguntas norteadoras
| Discussão
Cristina Leme, Analista Legal Sênior com foco em Direto e Governança do Clima da Climate Policy Initiative
Limites à atuação e desafios no monitoramento
Ilan Cuperstein, Vice-Diretor Regional para a América Latina do C40
O caso dos Planos de Ação Climática das cidades C40