O prefeito Edinho Araújo deu posse à nova diretoria do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São José do Rio Preto-SP) para o biênio 2018/2020 na tarde da última terça-feira, dia 25 de setembro.
(Matéria retirada do site “DHOJE”: clique aqui para acessar).
Durante reunião extraordinária do conselho, realizada na sede do DAEE – (Departamento de Águas e Energia Elétrica), foi empossada presidente, a bióloga professora doutora, representante da Unirp, Gabriela Atique Fernandes. “Como vice-presidente, Vânia Gonçalves Venturelli (Sinduscon); além de Marco Aurélio Menezello, como 2º vice-presidente (Sincomeriários) e Carla Regina Zoccal Alves como secretária-executiva (Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo), nos termos do artigo 4º da Lei Municipal nº 6.615/1997, artigo 4º do Decreto nº 18.014/2018.
Durante a cerimônia de posse, o prefeito enalteceu a importância do COMDEMA e sua representatividade como órgão que fortalece a busca por uma Rio Preto cada vez mais sustentável, o que vem de encontro a dois grandes esforços empreendidos no município: a melhoria no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), os ODS da qual a cidade é signatária. “As ações do Conselho são fundamentais para que a cidade saiba da responsabilidade que temos em preservar, obedecer a legislação, recuperar, reflorestar para que enfim, tenhamos verdadeiramente uma cultura e uma consciência ambiental em nossa cidade”, enfatizou Edinho Araújo.
A presidente empossada, Gabriela Atique Fernandes falou da honra em assumir o cargo e trabalhar junto aos demais membros do Conselho, em prol da na área ambiental tornando Rio Preto uma cidade mais sustentável e um lugar melhor para se viver.
A reunião extraordinária também serviu para que o COMDEMA aprovasse o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo com o objetivo de contribuir para conservação da biodiversidade desses biomas.
O COMDEMA tem feito importantes avanços, como a criação de três câmaras técnicas permanentes: Água, Mananciais, Recursos Hídricos e Fauna Silvestre/Resíduos, Solo e Ar/Ocupação Urbana, Educação Ambiental e Animais Domésticos; indicação de representantes do Conselho para compor o Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável – CPDDS e Núcleo Permanente de Gestão Integrado de Resíduos, apreciação final do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) que também consta da pauta de votação da Câmara nesta terça-feira, 25.
Outra conquista do Conselho foi a criação de resolução onde projetos de lei do município envolvendo o meio ambiente sejam submetidos para apreciação do COMDEMA. O Conselho também foi efetivo em ações do Programa Município VerdeAzul realizadas por São José do Rio Preto para a certificação do ciclo 2018 e também manifestou-se sobre a proposta de alteração na Lei nº10.205/2008 que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema)”.