Governo do Estado da Paraíba discute ações voltadas para a preservação da Mata Atlântica
As ações adotadas pelo Governo do Estado a respeito da conservação da Mata Atlântica local foram tema de uma reunião técnica entre o secretário do Meio Ambiente da Paraíba, Fabiano Lucena, o superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), João Vicente Machado Sobrinho, e representantes da Fundação SOS Mata Atlântica. O encontro aconteceu na última quinta- feira (26), na sede da Sudema, onde foram discutidos os instrumentos de gestão ambiental adotados pelo Estado, tais como o licenciamento e compensação ambiental, além do cadastramento rural e reflorestamento.
Na ocasião, Fabiano Lucena destacou a importância da reunião e das ações em prol da Mata. “O Governo da Paraíba vem executando várias medidas objetivando a preservação da Mata Atlântica pertencente ao Estado, tais como o plano de manejo da Unidade de Conservação do Pau-Ferro, como também a criação do Parque das Trilhas dos Cincos Rios e da Mata do Buraquinho, considerados hoje um dos maiores parques urbanos com maior concentração de Mata Atlântica”, enfatizou.
“O diálogo entre as instituições envolvidas é de extrema relevância no que se refere à preservação dessa valiosa biodiversidade. Hoje temos a Unidade de Conservação da Mata do Buraquinho, que é a principal reserva de Mata Atlântica urbana”, disse João Vicente.
Já Mário Mentavoni, representante da Fundação SOS Mata Atlântica, chamou a atenção para a integração do estado e município no sentido de formação de parceria na luta pela preservação da Mata Atlântica. “A proposta em questão é a união entre os governos estadual e municipal a favor da manutenção e proteção da Mata, visando o equilíbrio e a sustentabilidade das riquezas naturais”, frisou.
Fonte: clique aqui.