Curso para aplicação do “Protocolo de Monitoramento para Programas e Projetos de Restauração Florestal”

De 30 de novembro a 03 de dezembro de 2015
Das 8h às 17h – Carga horária total: 32 horas/aula
Local: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo Brasil Kirin -Rodovia Marechal Rondon, km 118. Porunduva – Itu (SP).
CURSO GRATUITO
O monitoramento de áreas restauradas visa à verificação do cumprimento das metas pré-estabelecidas em projetos de restauração ecológica, sendo fundamental para avaliar o reestabelecimento dos processos ecológicos e a necessidade de se adotar ações complementares de forma a garantir o sucesso das ações de restauração. Nesse curso serão abordados os princípios, critérios e indicadores utilizados como guias para o monitoramento dos projetos de restauração ecológica, de acordo com os princípios estabelecidos pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, e como estes parâmetros devem ser verificados, mensurados e avaliados ao longo do tempo.
OBJETIVO:
Realizar uma capacitação, para um conjunto de atores de diferentes setores (técnicos e gestores de governos estaduais e municipais, organizações não-governamentais e empresas) para a aplicação do Protocolo de Monitoramento da Restauração Florestal do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
CONTEÚDO/PROGRAMAÇÃO:
Carga Horária total: 32 horas/aula
Baixe aqui a programação completa (EM BREVE)
FACILITADOR:
Dr. André Nave
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo e doutorado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo. Com uma grande experiência na área de Restauração Florestal e Engenharia Florestal, com ênfase em Adequação Ambiental de Paisagens, atua principalmente em recuperação de áreas degradadas, restauração florestal, adequação ambiental de propriedades agrícolas, produção de sementes e mudas florestais e caracterização da vegetação através de consultorias e cursos para diversas empresas e universidades. Apresenta grande número de trabalhos científicos publicados. É diretor e responsável técnico do Viveiro Bioflora e também gerente do programa de adequação ambiental do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP.
INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
As inscrições estarão abertas até o dia 20 de outubro de 2015 para a formação de uma turma com até 20 pessoas.
Caso o número de inscritos exceda a quantidade de vagas disponíveis, terão prioridade aqueles inscritos que estiverem enquadrados em alguma das situações abaixo:
-Participação em organizações das Regiões SUDESTE E SUL e que trabalhem com Mata Atlântica e/ou signatárias do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica;
-Participação em Governos Estaduais que estejam elaborando ou implementado os Planos de Regularização Ambiental (PRAs);
-Participação em empresas e organizações que estejam desenvolvendo projetos de restauração florestal;
-Participação em ações que envolvam a temática de restauração florestal.
A seleção também será realizada visando a obter uma representatividade e a promover a diversidade entre o público alvo.
A lista dos selecionados será divulgada ainda na primeira quinzena de novembro no site do Cepan e pelo e-mail informado no ato da inscrição. Aqueles que não forem selecionados também serão comunicados por e-mail.
OBS:
Recomenda-se que os alunos interessados se hospedem no município de Itu. Haverá transporte de Itu para o Centro Experimental durante todo o período de realização do curso.
APOIO:
O curso será oferecido gratuitamente devido ao apoio do projeto “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica”, que é uma realização do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do governo alemão, o Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) e conta com o apoio técnico através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e apoio financeiro através do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento).
O curso é composto por 32 horas/aula, kit e material didático, lanches nos intervalos do curso, translado para a aula de campo e certificado de participação.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Para mais informações sobre o curso, envie uma mensagem pelo endereço nucleo@cepan.org.br ou entre em contato com Gabriel Favero – Coordenador do Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental no Nordeste/Cepan, através do telefone: (81)3423-5851.

Fonte: Cepan