canionspaulistas – 20/06
Todas as etapas devem ser PARTICIPATIVAS. Você já se inscreveu? Entre em contato! Venha conosco!
1. Preparação para o processo: CONCLUÍDA
Março de 2022 aconteceram oficinas de orientação estratégica com equipe Planos da Mata – SOS Mata Atlântica e equipes técnicas de ONGs que representam municípios de nossa região para ampliar capacitações, demonstrar ferramentas e orientar a sequência de trabalhos conforme roteiro metodológico proposto.
Para ampliar o envolvimento social foram enviados convites para a 1ª. Oficina PMMA Itararé e composição do grupo de trabalho participativo, que segue aberto a novas adesões durante todo o processo.
O Programa de Trabalho aprovado delineia o cronograma de ações e atividades, bem como o grupo encarregado de conduzir as próximas etapas.
2. Elaboração do PMMA
Elaboração de diagnósticos municipais com base em informações já existentes e levantamentos de campo, com finalização prevista para agosto de 2022, quando ocorrerá encontro presencial com equipe Planos da Mata – SOS Mata Atlântica e outras ONGs de nossa região, para consolidar o material pronto e capacitar para as próximas etapas.
A partir de então serão definidas coletivamente as áreas e ações prioritárias do PMMA, seus objetivos específicos, em mais uma oficina participativa para a qual todos serão convidados.
3. Aprovação do PMMA
Ocorrerá no âmbito do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Itararé, com a participação de todos interessados e de alguns integrantes da equipe técnica Planos da Mata – SOS Mata Atlântica
4. Implementação do PMMA
A partir da aprovação, iniciaremos a elaboração de projetos para captação de recursos na intenção de colocar em prática as ações prioritárias, promover a conservação dos recursos naturais e a adaptação do território às mudanças climáticas
5. Revisão
Como documento dinâmico, o PMMA estará sujeito ao monitoramento contínuo e propostas de revisão, com adequações sempre que pertinente e necessário.