O Projeto reconhece o potencial dos municípios na promoção da conservação da biodiversidade e compreende as limitações que enfrentam para criar e gerenciar áreas protegidas.
(Matéria retirada da Página da Anamma Brasil: clique aqui para acessar)
“O Projeto Áreas Protegidas Locais, que tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições dos governos locais do Brasil, Colômbia, Equador e Peru para conservar a biodiversidade por meio da gestão efetiva e equitativa de áreas protegidas e de outras medidas de conservação, convida os municípios brasileiros a se inscrever para apresentarem suas medidas de conservação da biodiversidade local, sejam elas Unidades de Conservação municipais ou outras medidas de conservação baseadas em área.
O Projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), tendo o Ministério do Meio Ambiente como contraparte política no Brasil.
Para participar, pedimos que registre seu interesse através deste formulário até dia 11 de outubro. A pessoa indicada receberá um link com o questionário específico para o município.
Objetivos do questionário:
O questionário foi elaborado para obter informações sobre a atual situação das áreas protegidas e de outras medidas de conservação baseadas em área na escala municipal. Espera-se, através dele, compreender melhor a contribuição dessas áreas para o Sistema Nacional de Unidades de Conservação Brasileiras (SNUC) e sua importância, especialmente em termos da manutenção de serviços ecossistêmicos (SE).
O Projeto reconhece o potencial dos municípios na promoção da conservação da biodiversidade e compreende as limitações que enfrentam para criar e gerenciar áreas protegidas. Desta forma, trabalha para destacar o panorama atual e fortalecer as capacidades dos governos locais, conhecendo melhor as áreas ainda não cadastradas e/ou reconhecidas pelo SNUC e destacando experiências de sucesso”.
Responda o formulário: https://pt.surveymonkey.com/r/SHVVJCQ