O município de Pilar do Sul, localizado no sudeste do Estado de São Paulo, faz parte da região onde são encontrados os últimos contínuos de Mata Atlântica do país. No extremo sul do território municipal, o maior fragmento do bioma pertence a denominada Grande Reserva Mata Atlântica , considerada o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo, com aproximadamente 2,7 milhões de hectares de florestas e outros tipos de vegetação, entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A delimitação da Grande Reserva Mata Atlântica considera o habitat de espécies “topo de cadeia” como a onça-pintada, que precisam de grandes extensões ininterruptas de floresta para sobreviver.

Por essas razões, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Pilar do Sul é instrumento fundamental para a gestão ambiental no município, a fim de propiciar avanço no desenvolvimento responsável, respeitando as áreas prioritárias para conservação e incentivando a recuperação dos ecossistemas degradados.

O processo de elaboração do plano iniciou em agosto de 2021 com a formalização da participação do município no Projeto Planos da Mata, uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano Celulose para elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA). Nas etapas iniciais do projeto, via edital de seleção, foi selecionado o Instituto Refloresta como ONG apoiadora do município no projeto, que juntamente ao corpo técnico da prefeitura participaram das oficinas de capacitação iniciais realizadas pela SOS Mata Atlântica, que resultaram nos mapeamentos dos atores, formação do grupo de trabalho e criação do plano de trabalho.

Para a etapa de diagnóstico, foram realizadas 6 (seis) oficinas participativas no município, e 4 (quatro) delas foram inseridas na Programação da Semana do Meio Ambiente, que ocorreu entre os dias 06 e 12 de junho de 2022, nas quais foram captadas percepções de diferentes públicos sobre ameaças e potencialidades à Mata Atlântica de Pilar do Sul. Nas oficinas da Semana do Meio Ambiente, participaram desde vereadores, prefeito municipal, servidores da educação municipal, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e mídias da cidade (O Jornal), até o público em geral que transitava pela praça da Igreja Matriz, que foi o local principal de todo o evento.

Após a Semana do Meio Ambiente, 2 (duas) oficinas adicionais foram realizadas com públicos específicos, uma com representantes das secretarias municipais e outra com jovens do Programa Jovem Agricultor do Futuro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Os resultados das percepções de ameaças e potencialidades foram compilados em categorias criadas para cada aspecto ambiental.

O desmatamento nas áreas das nascentes foram as ameaças mais citadas entre os participantes das 6 oficinas, seguido da expansão das áreas de produção de eucaliptos.

Com relação as três principais potencialidades identificadas pelos mesmos participantes foram: ampliar as ações de educação ambiental, aprimorar a legislação ambiental municipal e delimitar e limitar a expansão do eucalipto no município.

A Semana do Meio Ambiente de 2022 em Pilar do Sul foi elaborada de forma participativa e foi uma estratégia adotada pelo Refloresta e Sedruma para garantir o envolvimento dos atores no planejamento e presença nas oficinas do PMMA.

Durante o mês de maio de 2022 foram realizadas 05 reuniões com as secretarias de educação, cultura, CATI, Serviço Social para organizar a programação e realizar reuniões estratégicas com os órgãos apresentando o PMMA e convidando para as oficinas que seriam realizadas na praça principal. O COMDEMA também foi convidado e esteve presente nas atividades, principalmente apoiando na pesquisa de percepção ambiental.

Acesse o documento completo aqui.