Quarta, 28 de Junho de 2017

Blog PMMA

Pesquisa sobre PMMA - PARTICIPE!

Categoria: Blog Sandra
Acessos: 314

Capturar

PARTICIPE da pesquisa sobre barreiras e estratégias para a implantação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA. Este trabalho é executado pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE (São Paulo – SP) e tem apoio do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O objetivo geral da pesquisa é caracterizar as principais estratégias para implantação dos Planos Municipais da Mata Atlântica.

 

São poucos minutos que serão muito valiosos para evolução do conhecimento e para melhorar a tomada de decisão nos municípios e nas instituições que atuam neste propósito.  

Por favor, acesse o link abaixo e registre suas impressões sobre o processo em seu município. Fique tranquilo, as respostas individuais não serão divulgadas. 

https://goo.gl/DKhE5A

O formulário ficará disponível até dia 01 de dezembro. 

O resultado deste trabalho será divulgado no primeiro trimestre de 2017.

Animação sobre Compensação Ambiental

Categoria: Blog Sandra
Acessos: 252

Capturar2

Compensação Ambiental

Você sabe o que é "Compensação Ambiental"? O Observatório Litoral Sustentável produziu uma série de animações para facilitar o entendimento de temas complexos, nem sempre acessível para a população em geral. Assista ao primeiro episódio sobre Compensação Ambiental e compartilhe:

https://www.youtube.com/watch?v=XkSYyWqJ9oU&feature=youtu.be

 

Convite Curso "Restauração de Áreas Degradadas"

Categoria: Blog Sandra
Acessos: 238

capa22

Durante os dias 08 e 09 de novembro de 2016, a Apremavi em parceria com a Unidavi, promoverá no Centro Ambiental Jardim das Florestas em Atalanta (SC), curso sobre “Restauração de Áreas Degradadas”.

Será ministrado por instrutores com ampla experiência em conservação e restauração de florestas.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 24/10/2016, através do link http://www.unidavi.edu.br/cursosCurtaDuracao.

Confira abaixo as informações sobre a ementa do curso, currículo dos palestrantes, entre outras informações importantes.

CURSO RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Local: Centro Ambiental Jardim das Florestas – Atalanta (SC).
Período: 08 e 09 de novembro de 2016.
Horário: 08horas00min ás 17horas00min
Carga Horária: 16 horas
Vagas Disponíveis: 20 Vagas
Prazo para inscrição: 24 de outubro de 2016.
Investimento: Estudantes de nível médio e graduandos na área ambiental e Associados da Apremavi = R$ 430,00
Demais inscritos = R$ 460,00
Incluso nas despesas hospedagem e alimentação.
O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário. Conta: Ag: 0276-3 / CC: 27.347-3. Banco do Brasil. Apremavi. CNPJ: 79.355.269/0001-40.
A confirmação da inscrição será efetuada mediante envio de comprovante de depósito bancário identificado para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Público: Estudantes, educadores, gestores ambientais, profissionais da área, extencionistas rurais e demais interessados no tema.


Equipe Executora e qualificação:
Edilaine Dick - Bacharel em Ciências Biológicas. Especialista em Educação no Campo e Desenvolvimento Territorial. Atua como técnica e coordenadora de projetos a 10 anos na Apremavi, sempre com trabalhos voltados ao envolvimento da sociedade nos processos de conservação ambiental, projetos de restauração de áreas degradadas e unidades de conservação.


Wigold Bertoldo Schaffer - e legislação ambiental, com destaque para o Código Florestal e a Lei da Mata Atlânti (MMA). Atualmente integra o Conselho Consultivo da Apremavi.


Miriam Prochnow - Pedagoga, especialista em meio ambiente, com prioridade para a Mata Atlântica e enfoque no acompanhamento e proposição de Políticas Públicas, Legislação Ambiental, Educação Ambiental e Desenvolvimento Institucional. Tem 30 anos de experiência em coordenação de organizações da sociedade civil, execução de projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, campanhas, desenvolvimento institucional e produção de materiais didáticos e publicações, tendo atuado em ONGs, redes e no Governo Federal. Nesse período participou, ministrou e organizou seminários, palestras, cursos e dias de campo para capacitação e educação ambiental, incluindo temas como: legislação ambiental, adequação ambiental de propriedades rurais, produção de mudas de árvores nativas, restauração de APPs, Reserva Legal e áreas degradadas, questão climática e conservação da Mata Atlântica como um todo. Atualmente é secretária executiva do Diálogo Florestal.


Marluci Pozzan - Engenheira Florestal formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Atua na Apremavi desde 2014 na execução de projetos voltados à restauração de áreas degradadas e conservação da biodiversidade na região oeste de Santa Catarina.


Leandro da Rosa Casanova - Engenheiro Florestal, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas, com mais de 20 anos de experiência na área socioambiental. Experiência em coordenação e execução de projetos ambientais. Assessor florestal da Apremavi, responsável técnico pelo viveiro florestal Jardim das Florestas perante CREA e MAPA. Experiência em cursos de capacitação na área ambiental e florestal.


Ementa do curso:
Dia 08/11/2016:
- Início das atividades e apresentação dos participantes a partir do entendimento sobre Restauração de Áreas Degradadas. Palestrante: Edilaine Dick
- Palestra expositiva sobre a Mata Atlântica. Principais temas abordados: O que é a Mata Atlântica: região de ocorrência; tipos de vegetação da mata atlântica; histórico de ocupação; principais ameaças; biodiversidade de fauna e flora; serviços ambientais; usos permitidos. Palestrante: Miriam Prochnow
- Palestra expositiva sobre Legislação Ambiental. Principais temas abordados: Lei 12.651/2012 - Código Florestal; Decreto 7.830/2012; Decreto 8.235/2014 (importância do CAR e PRA); Lei 11,428/2006; Lei da Mata Atlântica; Decreto 6.660/2008; Resolução Conama 429/2011 restauração de APPs; Resoluções Conama 303 e 369 relacionadas a APPs. Palestrante: Wigold Schaffer.
- Palestra e conversa dialogada sobre Restauração de Áreas Degradadas: Bases conceituais; Sucessão ecológica - a "base" do conhecimento para restauração de áreas degradadas; Ecologia das espécies; Arranjos espaciais em áreas de restauração, Agrofloresta em APPs - possibilidades viáveis; Pré plantio - a organização e planejamento das espécies florestais no viveiro florestal; O plantio - metodologias e técnicas ligadas as práticas de plantio. Palestrante: Leandro da Rosa Casanova.
- Palestra e conversa dialogada sobre Outras Técnicas de Restauração de Áreas Degradadas. Principais temas abordados: semeadura, condução de regeneração natural, implantação de poleiros. Palestrante: Marluci Pozzan.


Dia 09/11/2016:
- Visita técnica ao Viveiro Jardim das Florestas, com objetivo de conhecer as etapas do pré plantio - a organização e planejamento das espécies florestais no viveiro florestal. Condução: Edilaine Dick, Leandro da Rosa Casanova e Marluci Pozzan.
- Saída de campo. Demonstração de como fazer um plantio de restauração de áreas degradadas através de plantio de mudas nativas.
- Palestra sobre Monitoramento e Resultados obtidos em plantios de restauração. Palestrantes: Edilaine Dick e Marluci Pozzan.
- Saída de campo. Visita a áreas restauradas pela Apremavi.
- Roda de conversa sobre restauração de áreas degradadas e os ensinamentos obtidos com o curso.

Flyer frente final

 

Flyer verso final

logopequeno

Você está aqui: Home Blog