Sexta, 20 de Outubro de 2017

Blog PMMA

Embrapa lança site sobre Código Florestal

Categoria: Blog
Acessos: 383

floresta

Voltada a produtores rurais e técnicos ambientais, página traz orientações sobre adequação de propriedades às exigências do novo Código Florestal (Foto: Caren Henrique/Embrapa)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou o site Código Florestal: contribuições para adequação ambiental da paisagem rural, um canal de informações para produtores rurais e técnicos ambientais com informações sobre como adequar as propriedades às exigências do novo Código Florestal (Lei nº 12.651).

O serviço traz orientações técnicas para a recuperação de áreas degradadas, dicas de boas práticas agropecuárias e explica as características e as dimensões das áreas protegidas pela lei ambiental: as Áreas de Preservação Permanente (APP), as Áreas de Reserva Legal (ARL) e as Áreas de Uso Restrito (AUR), de acordo com a Agência Embrapa de Notícias.

As estratégias de recuperação, proteção e manejo apresentadas no site resultam de estudos e testes realizados por pesquisadores e analistas da Embrapa e de instituições parceiras, entre elas universidades e institutos federais e estaduais.

Consultas de espécies nativas por bioma e mapas dos viveiros e produtores de sementes espalhados pelo Brasil também estarão disponíveis aos usuários do site. Até o momento é possível consultar apenas as espécies nativas do Cerrado e os viveiros do Estado de Minas Gerais.

“Temos que dar alternativas para o produtor. Estamos trabalhando há mais de quatro anos nesse desafio de procurar onde estavam essas informações dentro e fora da Embrapa e fazê-las chegar a quem precisa”, disse José Felipe Ribeiro, pesquisador da Embrapa e colaborador do projeto, em nota divulgada pela instituição.

Mais informações: www.embrapa.br/codigo-florestal

Fonte: http://agencia.fapesp.br/embrapa_lanca_site_sobre_codigo_florestal__/23739/

GUIA: Programas de Regularização Ambiental (PRA)

Categoria: Blog
Acessos: 347

PRAS

Este guia busca esclarecer as principais dúvidas de produtores rurais sobre os Programas de Regularização Ambiental (PRAs) a partir de um questionário e de uma análise detalhada sobre os instrumentos, o procedimento e os benefícios da adesão ao programa. A publicação faz também um estudo completo sobre os requisitos essenciais que os PRAs devem conter para promover a regularização de forma objetiva, com base nas premissas gerais sobre as Áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal previstas no Código Florestal. Por fim, apresenta uma análise dos PRAs aprovados em 12 estados brasileiros para orientar produtores dessas regiões e para servir de referência para os estados que ainda não aprovaram os seus.

Para acessar o guia clique aqui.

 

Fonte: http://www.inputbrasil.org/publicacoes/guia-programas-de-regularizacao-ambiental-pras/

1º Relatório Anual do PMMA de Caxias do Sul - RS

Categoria: Blog
Acessos: 311

pmma

A prefeitura de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) apresentam o 1º Relatório Anual do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do município de Caxias do Sul. 

Para ter acesso ao relatório clique aqui.

 

logopequeno

Você está aqui: Home Blog