Nossas boas-vindas ao portal PMMA!

Nosso objetivo é divulgar, mobilizar, informar e capacitar sobre PMMA.
Esse portal vem sendo construído desde 2012 através de vários projetos e iniciativas.

O que são os Planos Municipais da Mata Atlântica?

Apesar de restarem hoje apenas 12,4% de remanescentes florestais acima de 3 hectares do que existia originalmente (segundo levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Mata Atlântica beneficia a vida de cerca de 72% da população brasileira, prestando serviços ecossistêmicos inestimáveis.

Devido sua importância e grau de ameaça, a Mata Atlântica foi protegida por lei específica, a Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/2006, regulamentada pelo Decreto 6660/2008), que dispõe sobre a utilização e proteção da sua vegetação nativa e abriu a possibilidade dos municípios atuarem na implementação da Lei através do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA. 

saiba mais

Projetos parceiros do Portal

planos da mata

Iniciativa da SOS Mata Atlântica em parceria com a Suzano, que visa fortalecer a governança dos municípios para a proteção da Mata Atlântica aliado ao desenvolvimento econômico e social via elaboração dos PMMA.

Articulando agendas globais desde o local

Parceria entre ANAMMA e Pronatura México, com recursos do Euroclima Plus, com objetivo de aumentar a resiliência local, integrando a abordagem de Adaptação Baseada em Ecossistemas (AbE) em municípios prioritários no México e no Brasil.

Fortalecendo os Conselhos Municipais por meio dos PMMA

Parceria entre Anamma e ONU-Meio Ambiente para sensibilizar e capacitar atores locais em construção participativa e monitoramento de políticas públicas, utilizando o PMMA como ferramenta, abrangendo municípios nos 17 estados.

Programa de Fomento aos PMMA da SOS Mata Atlântica

Desde 2012 a Fundação SOS Mata Atlântica vem fomentando os planos, através de atividades de sensibilização, mobilização e capacitação, incluindo o apoio a esse portal.

Projeto Mata Atlântica

Este portal teve início com apoio do Projeto PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA II – AFCOF II, co-financiado pela República Federal da Alemanha por intermédio do KfW Entwicklungsbank. Posteriormente o Projeto Biodiversidade e Mudanças do Clima na Mata Atlântica continuou apoiando diversas ações em relação aos PMMA.

Consulta Pública Ambiental

Concebida pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Paulo Montenegro, a Consulta Pública Ambiental permite coletar dados que indicam como as pessoas percebem o município onde vivem, e, ao mesmo tempo, possibilita o compartilhamento de informações e momentos de reflexão sobre as influências do meio ambiente na qualidade de vida da população.

Programa da Copaíba para os PMMA

Em 2021, a Associação Ambientalista Copaíba iniciou programa de fomento aos PMMA junto aos 19 municípios de sua área de atuação, nas bacias hidrográficas do rios do Peixe e Camanducaia, localizadas no sul de Minas Gerais e leste do estado de São Paulo.

Notícias

Ações permanentes – Avaré/SP

Avaré -  28 Set 2023 A estância turística, por meio do Plano Municipal de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica e do Cerrado e outras legislações pertinentes,...

ver mais notícias

Novidades da biblioteca

PMMA Poté MG

A construção do Plano Municipal da Mata Atlântica de Poté (PMMA – Poté) resulta da soma de esforços envolvendo...

PMMA Alcobaça BA

Por meio do Projeto Planos da Mata, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica com apoio financeiro da Suzano e a cooperação...

OBSERVATÓRIO PMMA

O observatório é colaborativo, portanto, nos ajude a mantê-lo atualizado!

pmma - em elaboração

PMMA - Elaborados

pmma - em implementação

acessar
colaborar

Cursos Online PMMA

O curso online sobre PMMA é direcionado às equipes técnicas das prefeituras, membros dos conselhos de meio ambiente municipais, organizações de apoio à gestão municipal e demais atores envolvidos na conservação da Mata Atlântica que possam multiplicar conhecimentos em seus municípios e garantir a efetiva elaboração e implantação dos Planos Locais de Biodiversidade, em especial os Planos Municipais da Mata Atlântica. As turmas do curso online são oferecidas desde 2012, conforme apoio de parceiros e projetos. Saiba mais na página “cursos”.
Saiba mais sobre os cursos

FIQUE POR DENTRO

14 + 14 =

Apoiadores e Parceiros