Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Blog PMMA

PMMA Ilhabela - Turismo de Base Comunitária

TBC

Ilhabela ganha programa de turismo comunitário na Praia de Castelhanos


A iniciativa está prevista no PMMA de Ilhabela, com o objetivo de integrar as comunidades caiçaras locais ao turismo sustentável

Moradores caiçaras das comunidades da Baía de Castelhanos, em Ilhabela, São Paulo, participam durante os meses de agosto, setembro e outubro do projeto “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável”, que busca fomentar o protagonismo caiçara no turismo na Baía de Castelhanos e criar uma nova oportunidade de roteiro sustentável para a região. O projeto, é uma das ações previstas no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhabela (PMMA), aprovado em 2015 pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que previa trabalhar o turismo de base comunitária nas comunidades locais. Contando com 6 módulos de capacitação, o projeto é uma iniciativa independente, idealizada pela consultora da Maembipe Ecoturismo, Daniella Marcondes, e pelo gestor e guia do Pouso Sambaquis Ilhabela, Alex Damico, que conta com o patrocínio do Ilhabela Convention & Visitors Bureau e da Associação Castelhanos Vive e o apoio da SOS Mata Atlântica.


A iniciativa e interesse no projeto de capacitação, que partiu de moradores da comunidade de Castelhanos, mostra que os mais de 20 participantes estão decididos a tornarem-se protagonistas dentro do turismo na região. Parte dos custos do curso está sendo paga com a renda da gestão comunitária do estacionamento local, que entrou em funcionamento no início deste ano, a partir da continuidade da implantação do Projeto Estrada-Parque.


O curso “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” já teve dois módulos realizados. No primeiro, as consultoras Daniella Marcondes e Thalita Tomazetti, acompanhadas da coordenadora do Turismo de Base Comunitária do Quilombo do Campinho (Paraty/RJ), Daniele Elias, abordaram as questões que envolvem o turismo comunitário e buscaram com os participantes reflexões sobre que turismo querem ver na Praia de Castelhanos.


No segundo módulo, o empresário Alex Damico desenvolveu com a comunidade a capacitação teórica em monitoria de trilhas locais. Os próximos módulos acontecem nos dias 23, 24 e 31 de agosto e vão envolver a prática da monitoria em trilhas, o desenvolvimento dos roteiros e a precificação. 

TBC Castelhanos foto Alex Damico

O projeto “Turismo de Base Comunitária em Castelhanos: Fortalecimento e Desenvolvimento Sustentável” conta com o patrocínio do Ilhabela Convention & Visitors Bureau e da Associação Castelhanos Vive; realização da Maembipe Ecoturismo Consultoria e Pouso Sambaquis Pousada e Turismo de Aventura; e apoio da SOS Mata Atlântica, ONG Garupa, blog Viajar Verde; OCA Consultoria Ambiental, Associação Amor Castelhanos, Thalita Tomazetti (facilitadora pelo Turismo Comunitário Blog) e Paula Arantes (consultora da Garupa).

TBC2

logopequeno

Você está aqui: Home Blog PMMA Ilhabela - Turismo de Base Comunitária